Fonte: Ilustração da designer Fernanda Precioso
Trazendo
uma observação, o Livro Pedagogia da Autonomia, foi a última obra de Paulo
Freire em vida. Onde apresenta orientações a respeito da compreensão da prática
docente enquanto dimensão social da formação do ser humano. De maneira geral, podemos citar saberes
essenciais na prática pedagógica como: ética e estética, competência
profissional, respeito pelos saberes do educando, reconhecimento da identidade
cultural, rejeição de todas as formas de discriminação, reflexão crítica na
prática pedagógica e ter a liberdade e autoridade. Esse livro nos mostra que é
possível e que é necessário acreditar num mundo melhor, transformado pela
educação, onde Freire apresenta a grandeza que é ser professor e que não é uma
tarefa fácil pois exige coerência, pesquisa e muita vontade de mudança.
O
questionamento, a busca e a aprendizagem fazem parte da natureza da prática
docente. Toda relação ensino-aprendizagem exige pesquisa e então podemos dizer
que o ato de pesquisar proporciona uma consciência sobre o ensinar. É importante também que o professor se
perceba pesquisador, já que ele está sempre descobrindo coisas novas para levar
as suas aulas, mas também o aluno precisa embarcar juntamente com o professor
para que o conhecimento esteja sempre em transformação, já que estamos sempre
aprendendo. Além disso Paulo Freire destaca a importância dos conhecimentos
gerados a partir do senso comum, por isso é importante também que os
professores façam correspondências com os saberes dos alunos.
Referência:
Freire, Paulo Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa /
Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura). Disponível
em: https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2018/11/Pedagogia-da-Autonomia-Paulo-Freire.pdf.
Acesso em 09 nov. 2021.
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