terça-feira, 9 de novembro de 2021

Pedagogia da Autonomia – Paulo Freire/ Cap. 1.2 (Ensinar exige pesquisa) 📚

 

Fonte: Ilustração da designer Fernanda Precioso

Trazendo uma observação, o Livro Pedagogia da Autonomia, foi a última obra de Paulo Freire em vida. Onde apresenta orientações a respeito da compreensão da prática docente enquanto dimensão social da formação do ser humano. De maneira geral, podemos citar saberes essenciais na prática pedagógica como: ética e estética, competência profissional, respeito pelos saberes do educando, reconhecimento da identidade cultural, rejeição de todas as formas de discriminação, reflexão crítica na prática pedagógica e ter a liberdade e autoridade. Esse livro nos mostra que é possível e que é necessário acreditar num mundo melhor, transformado pela educação, onde Freire apresenta a grandeza que é ser professor e que não é uma tarefa fácil pois exige coerência, pesquisa e muita vontade de mudança.

O questionamento, a busca e a aprendizagem fazem parte da natureza da prática docente. Toda relação ensino-aprendizagem exige pesquisa e então podemos dizer que o ato de pesquisar proporciona uma consciência sobre o ensinar.  É importante também que o professor se perceba pesquisador, já que ele está sempre descobrindo coisas novas para levar as suas aulas, mas também o aluno precisa embarcar juntamente com o professor para que o conhecimento esteja sempre em transformação, já que estamos sempre aprendendo. Além disso Paulo Freire destaca a importância dos conhecimentos gerados a partir do senso comum, por isso é importante também que os professores façam correspondências com os saberes dos alunos.

 

 

Referência: 

Freire, Paulo Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura). Disponível em: https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2018/11/Pedagogia-da-Autonomia-Paulo-Freire.pdf. Acesso em 09 nov. 2021.






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